sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Palestra: Prof. Newton Duarte



O professor Newton Duarte, é líder do Grupo de Pesquisa "Estudo Marxista em Educação" e um dos principais expoentes da Pedagogia Histórico-Crítica. Pedagogo e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), doutor em educação pela UNICAMP, realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto (Canadá). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP, campus Araraquara, e professor titular do Departamento de Psicologia da mesma instituição. 
A Pedagogia Histórico-Crítica é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que ser refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).

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